Governo perdeu R$ 2,9 bi com combustível adulterado

Eu vou começar essa reportagem compartilhando um bastidor com você. Nunca na minha carreira eu encontrei tão facilmente tantas vítimas de um mesmo crime.

Os números corroboram a minha impressão: em 2024 mais de 600 mil brasileiros foram vítimas de combustíveis adulterados. Abasteceram seus carros com gasolina que não era de verdade, com diesel misturado a componentes tóxicos e irregulares.

Um problema para as pessoas e para o país, como conta o presidente do Instituto Combustível Legal, Emerson Kapaz.

‘Do ponto de vista da arrecadação, que nós temos no nosso segmento combustíveis, são quase 29 bilhões de reais por ano que se perde com sonegação, adulteração, fraudes operacionais, questões na bomba, etanol a mais na gasolina do que o limite permitido, que é 30%. Agora, recentemente, vem surgindo mistura de metanol na gasolina. É uma série de problemas que acabam dando uma vida difícil para o consumidor quando ele entra em um serviço de abastecimento’.

A única forma de prevenção que a gente, consumidor, pode tomar é abastecer apenas em postos de confiança. A advogada Maria Inês Dolci, especializada em direito do consumidor, explica o que isso significa na prática.

‘É desconfiar do preço baixo demais, porque o preço da gasolina segue uma lógica de mercado. Então, se você está colocando um combustível com valor muito abaixo da concorrência, isso pode ser um grande sinal de que tem problemas. E o problema pode ser na qualidade do combustível’.

No episódio de amanhã, a gente fala sobre o drama que é resolver um carro danificado por combustível adulterado e qual a melhor maneira de fazer isso.

Fonte: CBN

Compartilhe esse Artigo:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Acesso Rápido

Cotação Hoje

Inscreva-se

Cotação de Hoje

15/10/2025 13:43

Seja Parceiro Sincopetro